Projeto Bombeiro Mirim Civil está com inscrições abertas em Goiás Crianças e adolescentes podem se inscrever até o dia 30 de janeiro, quando haverá um sorteio, no site do projeto. Vagas são limitadas, e as aulas acontecem em Goiânia e Senador Canedo.

Projeto Bombeiro Mirim Civil está com inscrições abertas em Goiás Crianças e adolescentes podem se inscrever até o dia 30 de janeiro, quando haverá um sorteio, no site do projeto. Vagas são limitadas, e as aulas acontecem em Goiânia e Senador Canedo.

Crianças e adolescentes de 7 a 15 anos com interesse em fazer parte do projeto Bombeiro Civil Mirim têm até o dia 30 de janeiro para realizar o cadastro e participar do sorteio em Goiânia e Senador Canedo, na Região Metropolitana. As aulas acontecem durante um ano, e os alunos aprendem sobre a rotina e os valores da corporação. São 60 vagas disponíveis.

Após a inscrição feita no site, é preciso que os interessados façam a confirmação ao entregar 2 kg de alimentos não perecíveis em uma das unidades de atendimento (veja lista abaixo).

Das 60 vagas disponíveis, serão feitos dois sorteios. Os 30 alunos sorteados não terão custo com o projeto. No segundo sorteio, os outros 30 alunos sorteados terão que contribuir com o valor de R$ 50 por mês, para custeio de uniformes e demais despesas. No entanto, dependendo da situação financeira da família, o caso será analisado pela equipe de assistência social.

Segundo o diretor, Avelino Rafael, eles não têm vínculo com o Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás. O projeto é desenvolvido Associação de Bombeiros e Equipes de Resgate Voluntários do Estado de Goiás (Abervego).

Treinamentos

Os alunos sorteados para participar vão aprender, durante 12 meses, sobre o trabalho dos bombeiros, como treinamento de primeiros socorros, além de lições de ética, civismo e hierarquia. Outros temas ensinados são educação ambiental, trânsito e inclusão social.

O projeto aborda ainda valores como respeito, principalmente aos pais. De acordo com Avelino, a evolução dos estudantes é acompanhada durante o tempo no projeto, tanto nas escolas quanto com um relatório com os próprios pais sobre o comportamento do filho.

Ao longo das aulas, o aluno entra com uma patente de “Aluno Conscrito” e, caso evolua, pode chegar até a “Aluno General”. Os alunos também participam de todos os desfiles cívicos de Goiânia e Região Metropolitana.

Hoje, o Bombeiros Mirim atende cerca de 600 crianças.

Veja os pontos de atendimento para finalizar a inscrição:

  • Unidade Noroeste: Avenida José Inácio sobrinho, nº 1221, Setor Marabá, em Goiânia;
  • Unidade Anhanguera: Avenida Anhanguera, dentro do Colégio Mais Padrão, no Setor Rodoviário, em Goiânia;
  • Unidade Canedo: Rua Bariane Hortência, quadra 33, lote 34, Setor Jardim Canedo I, em Senador Canedo.

Artigos relacionados